Cruz de alça ansata ou Ankh
Também conhecida como “Chave do Nilo” e Cruz Ansata (de “ansa”, termo antigo e poético para “asa”, utilizado em especial em contexto cristão, donde o termo latino Crux Ansata). Simbolizava a vida no Egito Antigo.
Cruz Latina
Também conhecida como Cruz Cristã ou em latim como crux ordinaria . É a cruz símbolo do Cristianismo, seu significado está diretamente ligado a crucificação de Jesus. Significa o sacrifício redentor de Jesus, a ressurreição e a esperança na vida eterna
Cruz Copta
Um pequeno círculo do qual emanam quatro braços de igual comprimento, com elementos em forma de T nos cantos (as hastes horizontais dos Tt apontam para o círculo) que representam os pregos usados na crucificação de Jesus.
Cruz Grega
Antiga cruz cujos 4 braços são de tamanhos rigorosamente iguais. Também conhecida como crux immissa quadrata.
Cruz Gamada (Suástica)
Símbolo Hindu seu nome Suástica vem da palavra sânscrita SVASTIKAH, que significa bem-estar e boa fortuna. Essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo. Hitler usou essa cruz e alterou o sentido das suas pás. Embora a Svastikah seja uma cruz muito utilizada e venerada no Budismo, sendo ostentada em templos no Japão e na China, o seu uso no Ocidente é crime. Nunca tatue essa cruz em seu corpo.
A explicação do seu real significado pode não ser suficiente para te livrar de possíveis confusões
Cruz celta ("High cross")
Também conhecidas como Cruz Irlandesas. Facilmente encontradas na Irlanda e na Grã-Bretanha, em igrejas católicas e cemitérios. Seu significado remete ao heroísmo e a coragem, a superação de obstáculos e conquistas de vitórias mediante ao próprio esforço.
Cruz Papal
Usada na heráldica eclesiástica. Também conhecida como Cruz Tripla ou Hierofante. As três barras horizontais representam as três funções do Papa, como Bispo de Roma, Patriarca do Ocidente e Sucessor de Pedro.
Cruz Patriarcal
Outrora conhecida como Cruz de Lorena, o braço menor representa a inscrição INRI que foi colocada pelos Romanos na cruz de cristo . Muito difundida em obras de artes sendo carregada pelos patriarcas. Trata-se de uma cruz eclesiástica.
Cruz de Santo André
Usada na bandeira nacional da Escócia, também é chamada crux decussata. Santo André se recusou a ser crucificado em cruz semelhante a de Cristo por se achar indigno, e suplicou para ser crucificado nessa cruz em forma de X. Essa cruz é simbolo da humildade e do sofrimento. Em heráldica, dá-se o nome de sautor ou aspa à cruz em forma de X.
Cruz de São Jorge
Usada em brasões emblemas e nas bandeiras de países , instituições que adotam São Jorge como santo patrono ou padroeiro Assim como a Inglaterra e a Grécia que a usa em cor branca, (ao invés do vermelho tradicional). Significa coragem e proteção.
Cruz de São Pedro
Uma Cruz Latina invertida sobre o eixo horizontal . Acredita-se que São Pedro tenha sido crucificado de cabeça para baixo.
É também associada ao Satanismo. Aleister Crowley acreditava que esta cruz era símbolo de Graça invertida, ou afastamento da graça de Cristo. Conseqüentemente, este símbolo tornou-se bastante popular entre os artistas de heavy metal, black metal e death metal.
Cruz Anárquica
Uma Cruz invertida adaptada, na qual se insere um punho fechado. Usada pelo movimento anarco-cristão.
Cruz Eslavônica
Ou cruz de Páscoa na Igreja Ortodoxa Russa. O braço superior representa a inscrição abreviada "INRI", O significado do braço inclinado inferior é dúbio. Alguns acreditam que as pernas de Jesus possuiam tamanhos diferentes, outors acreditam que um terremoto causou a inclinação. Há ainda quem acredite que um braço aponta ao Céu e o outro para o Inferno.
Cruz Solar
Também conhecida como “disco solar” ou “Cruz de Odin" (por ser a representação deste deus na mitologia Nórdica) Muitos a conhecem também por "Chalice Well", devido à História do Rei Arthur, que achava que o poço do Santo Graal tinha essa imagem no fundo.
Cruz de Santo Antônio
Ou Cruz Tau. Esta cruz é formada pela letra grega "T", é a mais simples de todas as cruzes. simboliza o sinal de sangue de cordeiro, usado pelos israelitas sobre as portas na noite de Páscoa, antes da saída do Egito. Ela também representa a haste usada por Moisés para levantar a serpente no deserto. Desta forma ela é a cruz da profecia, ou a cruz do Antigo Testamento.
CRUZ DA ORDEM DE CRISTO
Cruz originalmente utilizada pela Ordem de Cristo de Portugal. Desde então tornou-se um símbolo de Portugal, utilizado nas velas das naus no tempo dos Descobrimentos e atualmente pela Força Aérea Portuguesa.
Cruz da Ordem de Santiago
Cruz utilizada pela Ordem de Santiago Também chamada Cruz Espatária ou Espada Crucífera.
Cruz da Ordem dos Templários
Cruz utilizada pela Ordem dos Cavaleiros Templários. Simbolizam os Guerreiros de Deus Também chamada de Cruz Coroada.
Cruz heráldica
A cruz heráldica simples apresenta braços de mesmo comprimento, acompanhando as proporções do escudo.
Cruz em trevo
Com as extremidades dos braços em forma de trevo representando a santíssima trindade
Cruz recruzada
Cada um dos braços da cruz é barrado.
Cruz de Jerusalém
Foi a insígnia do Reino Latino de Jerusalém, que existiu por cerca de duzentos anos após a Primeira Cruzada. As quatro cruzetas nos cantos simbolizariam ou os quatro Evangelhos ou as quatro direções nas quais a Palavra de Cristo se espalhou, a partir de Jerusalém. Ou as cinco cruzes podem simbolizar as cinco chagas de Cristo durante a Paixão. O símbolo pode ser visto no filme “Cruzada” (“Kingdom of Heaven”, em inglês, de 2005.
Cruz florenciada
As extremidades dos braços têm forma semelhante à flor-de-lis.
Cruz bifurcada (fourchée)
Com as extremidades em forma de garfo.
Cruz de Malta
Possui 4 pontas que vão em direção ao centro onde se dividem e formam 8 pontas que simbolizam a regeneração. Também conhecida como Cruz de São João. Sendo usada como emblema pelos cavaleiros de São João
Cruz ancorada (moline)
Suas extremidades são divididas e as pontas resultantes são curvadas.
Cruz patonce
Intermediária entre a cruz pátea e a florenciada. Algumas fontes a chamam de Cruz floreada.
Cruz Pantea
Simbolo de Saint German, Simboliza a união da energias cósmicas e telúricas, do céu e da terra, assim como a liberdade e nossos ideais de luz.
Sempre confundida com a cruz de Malta. Devido ao Clube de Regatas Vasco da Gama que usa errôneamente esse símbolo como se fosse a cruz de Malta.Cruz bordonada (pommée)
Com as extremidades em forma de bordão.
Cruz potenteia
Suas extremidades são barradas.
Quadrática
Uma cruz com uma grade formando um quadrado no ponto de intercessão. Muito semelhante a cruz de Jerusalém tendo o seu significado de espalhar o evangélho aos 4 cantos do mundo.
Cruz românica de consagração
Tripla e entrelaçada.
Cruz oca
Também conhecida como Gammadia, é uma Cruz Grega com a parte central dos braços removida. “Gamadia” vem da aparência de quatro letras gregas gama agrupadas.
Cruz Natalina
Cruz com uma estrela que relembra o natal e o nascimento de Cristo
Cruz Triunfante
Simboliza o triunfo do Reino de Cristo. utilizada no cetro de Jesus para simbolizar a gloria do reino dos Céus
0 comments:
Post a Comment